Cartografia e Localização espacial
Objetivos da Aprendizagem: Fazer com que o aluno adquira noções de localização e espaço urbano, além de visualizar aspectos físicos e geográficos através de imagens de satélite.
Segmento de ensino: 6º ano do ensino fundamental
Ferramentas da WEB 2.0: Google Earth
Metodologia:
1ª etapa: Orientar os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para localização. Pedir para que confeccionem um croqui representando os trajetos e referências.
2ª etapa: Dividir a turma em grupos e diante do computador pedir que os alunos explorem o site http://www.guiageo-mapas.com/, pesquisando nos mapas a localização da escola. Orientando-os a comparar os croquis que eles fizeram com os mapas e perguntar se os pontos de referências são os mesmos e como são identificados.
3ª etapa: Abrir o programa Google Earth e pedir que a turma busque a imagem da escola, explicando como utilizar o programa; clicar em “Mostrar a barra lateral” e em “Voar para”. Digitar “Brasil” e esperar a imagem voar até o país. Introduzir o nome da cidade e orientar os alunos a aproximar a imagem até o objetivo, perguntando o que estão vendo. Fazendo com que percebam que as imagens aéreas e de satélite são visualizações reais da superfície no plano vertical.
4ª etapa: Pedir aos alunos que comparem as imagens com os croquis confeccionados por eles, e que acrescentem algo ou modifiquem, se acharem necessário.
Avaliação: Verificar se os alunos compreenderam as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. E se conseguiram adquirir noção espacial. Pedir, também, que repitam a seqüência das atividades com outras referências, como por exemplo; localizar a rua onde moram no bairro.
Cronograma: 4 tempos de 40 minutos cada.
Material de apoio: internet, computador, papel, régua e lápis.
Referências bibliográficas:
http://www.labtate.ufsc.br/images/Magnun_Souza_Voges_e_Rosemy_da_Silva_Nascimento.pdf. Acessado em 11/11/10
Revista Nova Escola. Tecnologia + Conteúdos = oportunidades de ensino. n. 223, junho/julho 2009, p.55.
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